Apostilas:
(1.ª PARTE)
Representantes
do projeto:
Fernando Marvila
Luiz Claudio Coelho
Roberto Godim
Mestres e
Professores:
Jacy Castilho (Zico) – 7º DAN
Luiz Claudio Coelho – 5º DAN
Fernando Marvila – 3ºDAN
Roberto Godim – 3ºDAN
Jamerson França – 3º DAN
Roberto Godim – 3ºDAN
Jamerson França – 3º DAN
Eanes Araújo - 2ºDAN
Gláucia Godim - 1ºDAN
Ygor Godim – 2ºDAN
Roniery Flores – 1º DAN
Yuri Godim - 1ºDan
Rhayannne Flores - 1ºDAN
Rhayannne Flores - 1ºDAN
Definição e
objetivo de Tae kwon-do
Arte marcial que surgiu em Seoul, na Coréia
do Sul e usa os pés e as mãos como forma de ataque e defesa. Tem por
objetivo o desenvolvimento físico e mental de seus praticantes. Busca aprimorar
o caráter por meio da disciplina, da perseverança e do respeito.
Além de arte marcial o Tae kwon-do é também uma
modalidade de esporte olímpico com várias categorias, tanto no masculino como
no feminino.
A entidade responsável pelo regramento do Tae kwon-do em
todo o Brasil é a Confederação Brasileira de Tae kwon-do, sediada na cidade do
Rio de Janeiro, e a responsável pela promoção e organização de campeonatos
oficiais no Estado é a Federação de Tae kwon-do do Estado do Rio de Janeiro,
sendo que todos os professores e mestres devem ser registrados em ambas as
entidades.
O que é Kukiwon?
É a sede mundial do Tae kwon-do, reconhecida pelo governo coreano.
Quem criou o Tae kwon-do atual?
Ex General coreano
Choi Hong Hi.
Quem trouxe o Tae kwon-do para o Brasil?
Grão mestre Sang Min Cho, em São Paulo, Academia Liberdade.
Quem trouxe o Tae kwon-do para o Estado do Rio?
Grão mestre Woo Jae Lee.
PRINCÍPIOS DO TAE
KWON-DO
Cortesia
– é a combinação de modéstia, delicadeza e humanismo;
Integridade
– é o senso de justiça e responsabilidade;
Perseverança
– é a força de vontade. É NÃO DESISTIR DE UM OBJETIVO
Auto-controle
– é a disciplina aliada à paciência;
Espírito indomável – é a coragem e
decisão em todas as circunstâncias.
JURAMENTO DO TAE KWON-DO
(PROMETO)
1 – Observar as regras do tae kwon-do;
2 – Respeitar o instrutor e meus
superiores;
3
– Nunca fazer mau uso do tae kwon-do;
4 – Construir um mundo mais pacífico;
5
– ser campeão da liberdade e justiça.
TRATAMENTO
- Grão mestre – kwan-jam-nim
(7.º ao 9.º DAN)
- Mestre – sa-bom-nim (4.º
ao 6.º DAN)
- Professores – kio-sa-nim
(1.º ao 3.º DAN)
No Tae kwon-do, como em toda
arte marcial oriental, muita atenção é dada à educação, ao comportamento e,
principalmente, ao RESPEITO. Daí a importância que tem o modo de cumprimentar
colegas e professores.
O comportamento do praticante
deve ser sempre respeitoso, devendo essa atitude ser estendida além da relação
com os colegas e professores, sendo usada em sua vida de um modo geral, inclusive
em relação aos objetos e dependências do local onde as aulas são realizadas.
Benefícios do taekwondo
- Disciplina
- Respeito
- humildade
- auto estima
- autoconfiança
- saber lidar com derrota e vitória
- desenvolve o raciocínio.
SAUDAÇÕES
São realizadas ao iniciar-se
a aula:
- saudação às bandeiras
(kuki e terraio, kian-lhe)– se faz em posição de sentido levando a mão direita
ao peito esquerdo e o olhar para as bandeiras brasileira e coreana.
- aos instrutores – se faz
inclinando o corpo na posição de sentido. O mestre e professores inclinam-se
pouco menos de 45º, e os menos graduados mais de 45º.
ORDENS DE COMANDO
Tchirgui – socando
Andja – sentar
Tchariot - sentido
Kian-lhe - saudação
Murup-kuro – ajoelhar
Jumbi – preparar
Kuman – cessar
Shio – descansar
Paro – retornar a posição de sentido
Shi-djak – começar
Retchio – à vontade
Tiro tora – dar meia volta
Kuki e terraio, kian-lhe – saudação às bandeira
Bal ba cuo – trocar de pé
Ilo so – levantar
Bande – braço de ataque ou defesa é o mesmo da
perna que esta a frente.
Baro – braço de ataque ou defesa é o oposto da
perna que esta a frente.
NÚMEROS
1 - Hana 6
– Io-sat
2 - Tulh 7
– Il-gob
3 - Set 8
– Io-dol
4 - Net
9 – Ah-hob
5 - Tasat
10 - Iol
20 - Sumul
30 - So run
40 - Ma Rhum
50 - Shi Rhum
60 - Ie Sum
70 - Irrum
80 - Io Dun
PARTES DO CORPO
Jumok – punho fechado
Dung jumok – costas da mão fechada
Me jumok – faca da mão com o punho fechado, usado em
forma de martelo
Sonnal – faca da mão
Dung sonnal – faca interna da mão aberta
Son dung – toda área das costas da mão aberta
Pion sonkut – ponta dos dedos usados para golpe de
penetração
Goui sonkut – ponta do dedo indicador e do médio
Ran sonkut – ponta do dedo indicador
Batanson – palma da mão
Aguison – bordo interno da faca da mão em forma de
arco
Palkub – cotovelo
Palmok – antebraço
Ap tchuk – ponta do pé com os dedos levantados
Bal kut – ponta dos dedos do pé
Bal dung – peito do pé
Bal nal – faca externa do pé
Bal nal dung – faca interna do pé
Bal ba dak – sola do pé
Tui tchuk – parte inferior do calcanhar na sola do pé
Tuit kumtchi – parte de trás do calcanhar próximo ao
tendão de aquiles
Murup – joelho
Jogany - canela
DEFINIÇÕES
DO BOK – uniforme
TI – faixa
DO-DJAN – sala de treino
SAGUI – (Bases)
São as posições fundamentais
do tae kwon-do. Servem para disciplinar o corpo e treinar movimentações
precisas de ataque e defesa.
KI-RAB – é o grito. Deve ser
dado com concentração de energia que vem da força localizada no ventre.
KIBON DONJAK (Técnica de
treino)
Visa manter a forma, o
equilíbrio e as posições corretas de ataque e defesa.
MAKI (Defesa)
Usam-se os braços, as mãos,
as pernas, os cotovelos, os pés e esquivas.
KUM KIOK (Ataque de mão)
São usados mãos, braços e
cotovelos.
BAL KI SULL (Técnicas de
pés)
São usados pés, pernas,
joelhos. Usa-se parado andando ou saltando.
NATCHO KIORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kiorugui – três
ataques (1 ao 25)
Dubom kiorugui – dois
ataques (1 ao 16)
Anjoa kiorugui – um ataque
de joelhos (1 ao 13)
Os objetivos são o treinamento
de ataque e defesa, velocidade e reflexo.
POOM-SE (Sequência de
movimentos)
São movimentos contínuos de
ataque e defesa contra um adversário imaginário. Os objetivos são:
concentração, posições corretas, reflexos, equilíbrio e treinamento de coordenação.
São a base do Tae kwon-do.
Antes dos treinos
propriamente ditos, é desenvolvida ginástica que deve ser feita de forma
correta e orientada, visando aumentar o condicionamento físico e a elasticidade
corporal, que são condições fundamentais para a prática do Tae Kwon-do.
.
SIGNIFICADOS
DAS FAIXAS
BRANCA - 10ºGub/9ºGub "A pureza e a inocência" - a semente •
Representa o início do aprendizado do Taekwon-do, onde o aluno que se encontra
desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus
princípios básicos, tais como, disciplina, respeito, cortesia, humildade,
perseverança e autocontrole.
AMARELA - 8ºGub/7ºGub "A riqueza" - a terra •Representa o
início da adaptação do aluno no Taekwon-do, é simbolizado pela terra, onde a
planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e
muitos são tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser
adquiridos.
VERDE - 6ºGub/5ºGub "O crescimento" - a planta • Representa o
crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a
surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é
fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwon-do. É uma etapa de
amplo crescimento de seu conhecimento.
AZUL - 4ºGub/3ºGub "A liberdade" - o céu • Simbolizada pelo
céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e
criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.
VERMELHA - 2ºGub/1ºGub "Alerta" - o sol • Assim como o sol é
responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por
todos em sua academia. Seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados
representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre
seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência de suas técnicas
e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que,
como, quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.
PRETA - 1ºDan/10ºDan "Sabedoria e conhecimento" - o universo
• É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o
crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o
Taekwondo muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria
vida através de seus princípios e atitudes.
10º GUB
– faixa brancaFAIXA BRANCA
(Pureza/Semente)
PARTES DO CORPO
Olgul – parte do corpo acima
da cravícula;
Monton – parte do corpo
entre a cravícula e a cintura;
Are – parte do corpo abaixo
da faixa.
SAGUI (Bases)
Moa sagui – pernas esticadas,
pés juntos, peso do corpo distribuído igualmente;
Narani sagui – pés
paralelos, abertura lateral de um pé, pernas esticadas, peso do corpo
distribuído igualmente, base de preparação;
Jutchum sagui – pés
paralelos, abertura lateral de dois pés, pernas flexionadas, distribuição igual
do peso.
Ap kubi – abertura da base
de um passo e meio, perna da frente flexionada, perna de trás esticada, ponta
do pé de trás para fora 30º.
MAKI (Defesa)
Are maki – defesa em baixo
Ap kubi are maki – na base
ap kubi defender em baixo com a mão fechada.
Ap kubi olgul maki – defesa
do rosto de baixo para cima com a mão fechada
KON KIOK (Ataque de mão)
Soco – a trajetória do soco
inicia-se acima da faixa junto à terceira costela. O punho fica reto até
atingir o alvo. A parte que toca são os ossos do dedo indicador e do médio. A
trajetória é em linha reta.
Moa monton tchirgui – na
base moa sagüi atacar com soco na altura do peito.
Narani monton tchirgui – na
base narani sagüi atacar com soco na altura do peito.
Jutchunso monton tchirgui –
na base jutchum desferir soco na altura do peito.
Ap kubi moton bande tchirgui
– soco na altura do peito. A mão que ataca é a do mesmo lado da perna que
avança.
Ap kubi moton baro tchirgui –
soco na altura do peito. A mão que ataca é o contrario do lado da perna que avança.
BAL KI SUL (Técnica de pé)
Ap tcha oligui – na base ap
kubi levantar a perna esticada com a sola do pé para frente.
Ap tchagui – chute frontal,
flexionando a perna e elevando o joelho até que o pé esteja na altura do joelho
de apoio.
Ban dall tchagui – chute em
semicírculo em 45º.
Dolho tchagui – chute
circular desferido elevando-se a perna ao nível do quadril e chutando em semicírculo.
Yop tchagui – chute lateral
com a faca do pé.
An tchagui – movimento
circular com as pernas de fora para dentro.
Pakat tchagui – movimento
circular com as pernas de dentro para fora.
Nerio tchagui – ataque
frontal de cima para baixo com os pés.
POOM-SE:
- Saju Tchirgui (socando nas
quatro direções)
- Saju Ap Tchagui (chutando
nas quatro direções)
8º GUB – FAIXA AMARELA
(Riqueza)
MAKI (Defesa)
Ap sagui – abertura da base
como se estivesse caminhando, pernas esticadas, distribuição igual do peso,
ponta do pé de trás para fora 30º, no máximo.
Ap sagui are maki – na base
ap sagüi defender em baixo com a mão fechada.
Ap sagui olgul maki – defesa
do rosto de baixo para cima com a mão fechada
Monton maki – defesa com o
antebraço, de fora para dentro.
Ap sagui monton maki –
defesa do peito de fora para dentro
Ap sagui monton an maki –
defesa do peito de fora para dentro (a mão que defende é oposta a da perna que
avança)
Ap kubi monton maki – defesa
do peito de fora para dentro
Ap kubi monton an maki –
defesa o peito de fora para dentro (a mão que defende é oposta a da perna que
avança)
KON KIOK
(Ataque de mão)
Ap sagui monton baro tchirgui
– soco na altura do peito, sendo com a mão oposta a do pé que avança.
Ap sagui monton bande tchirgui
– soco na altura do peito. A mão que ataca é a do mesmo lado da perna que avança.
POOM-SE – Tae Guk Il Jang
NATCHO KIORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kyorugui – três
ataques (1 ao 15)
6º GUB – FAIXA VERDE
(Crescimento)
KIBON
DONJAK
- ap kubi pion sonkut seo tchirgui
- ap kubi pion sonkut opo
tchirgui
- ap kubi an palmok monton
maki
- ap kubi an palmok monton
pakat maki
- ap kubi monton dubon
tchirgui
- ap sagui sonnal mok tchirgui
- tuit kubi ran sonnal monton
yop maki
- tuit kubi sonnal monton yop
maki
POOM-SE – Tae Guk Sam Jang
(20 movimentos)
NATCHO KIORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 04)
Partes do corpo (ataque e
defesa)
Pontos vulneráveis
5º GUB – FAIXA VERDE PONTA AZUL
KIBON DONJAK
- ap kubi sonnal mok tchigui
- ap
kubi jepibum mok tchigui (defesa em cima simultânea com ataque (sonnal) no
queixo
- tuit kubi montom pakat maki
- tuit kubi montom an maki
POOM-SE – Tae Guk Sa Jang
(27 movimentos)
NATCHO KIORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 08)
Partes do corpo (ataque e
defesa)
Pontos vulneráveis
4º GUB – FAIXA AZUL
(Liberdade)
KIBON
DONJAK
- orun sagui me jumok nerio
tchigui
- uen sagui me jumok nerio
tchigui
- ap kubi monton pakat maki
- ap kubi olgul pakat maki
- ap kubi dung jumok olgul ap
tchigui
- ap kubi palkub dolho tchigui
- ap kubi palkub olio tchigui
- ap kubi palkub fiojok
tchigui
- koa sagui dung jumok ap
tchigui
POOM-SE – Tae Guk O Jang (20
movimentos)
NATCHO KIORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 12)
Partes do corpo (ataque e
defesa)
Pontos vulneráveis
3º GUB – FAIXA AZUL PONTA VERMELHA
KIBON
DONJAK
- ap kubi ran sonnal monton
bitro maki
- ap kubi olgul pakat maki
- ap kubi an palmok godro
monton maki
- ap kubi batansom montom ap maki
- tuit kubi olgul pakat maki
POOM-SE – Tae Guk Iuk Jang (19
movimentos)
NATCHO KIORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 16)
CONHECIMENTOS TEÓRICOS
Partes do corpo (ataque e
defesa)
Pontos vulneráveis
2º GUB – FAIXA VERMELHA
(Alerta)
KIBON
DONJAK
- ap sagui dung jumok olgul
yop tchigui
- ap kubi dung jumok pakat
tchigui
- ap kubi sonnal otkoro are
maki
- ap kubi sonnal otkoro olgul maki
- ap kubi bande kaui maki
- ap kubi pakat palmok monton
retchio maki
- ap kubi otkoro are maki
- ap kubi otkoro olgul maki
- koa sagui dung jumok monton
jetchio tchigui
- bon sagui batanson monton
maki
- bon sagui batanson monton an
maki
- bon sagui batason godro
monton an maki
- bon sagui dung jumok olgul
ap tchigui
- juntchum sagui monton yop
tchigui
- jutchum sagui han sonnall
monton yop maki
- tuit kubi sonnal are maki
- tuit kubi monton yop tchigui
- moa sagui dung jumok
- murub tchigui
- narani sagui are retchio maki
- jutchum sagui palkub fiojok tchigui
POOM-SE – Tae Guk Tchil Jang
(25 movimentos)
NATCHO KIORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 16)
An Joa Kyorugui – (1 ao 04)
CONHECIMENTOS TEÓRICOS
Partes do corpo (ataque e defesa)
Pontos vulneráveis
Quebramento com pés e mãos
KIBON
DONJAK
- ap kubi dang kio tok tchigui
- ap kubi ue santul maki
- bon sagui sonnal monton maki
- du bal dan song ap tchigui
- tuit kubi monton godro pakat
maki
- tuit kubi an palmok godro
are maki
POOM-SE – Tae Guk Pal Jang (27
movimentos)
MATCHO KYORUGUI (Luta
combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 16)
An Joa Kyorugui – (1 ao 09)
CONHECIMENTOS TEÓRICOS
Partes do corpo (ataque e
defesa)
Pontos vulneráveis
Quebramento com pés e mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário