quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mestres e Professores

Mestre Luiz Cláudio Coelho
Uma vida dedicada ao Taekwondo.

ANTKD: Quando o Senhor iniciou-se nas Artes Marciais?
Ms. Luiz Cláudio: Iniciei 1979. Treinei Karatê e fui graduado até a faixa laranja. Já o Tae kwon-do treino desde 1983.

ANTKD: Como o Senhor observa o atual desenvolvimento de Taekwondo?
Ms. Luiz Cláudio: Em virtude da grande organização proporcionada pelo governo da Coréia e pelos empenhos dos mestres coreanos que divulgaram o Tae kwon-do por vários países, percebo que o Tae kwon-do desenvolveu-se muito rapidamente, chegando atualmente ao status de esporte olímpico.

ANTKD: Quais são os seus objetivos com o Taekwondo em Macaé?
Ms. Luiz Cláudio: Transmitir os ensinamentos não só técnicos, mas também e principalmente, filosóficos desta arte. Creio que muito mais importantes que formarmos atletas é formarmos cidadãos conscientes que possam servir de exemplos para toda a sociedade, pois de nada adianta termos um excelente atleta, ganhador de vários troféus, imbatível em suas lutas, se é um péssimo exemplo para aqueles que o seguem, não acrescentando em nada para o engrandecimento de seus seguidores.

ANTKD: Como você definiria um bom professor?
Ms. Luiz Cláudio: Em minha opinião, o bom professor é aquele que tem o intuito de aprender juntamente com seus alunos e que tem a consciência e a humildade de saber a importância do seu papel como formador de opinião, tendo em vista que o professor influencia muito no comportamento mental e emocional de seus alunos, razão pela qual, prudência, reserva e manter os pés no chão são imprescindíveis para desempenhar esse papel.

ANTKD: o Senhor pratica outros esportes além das Artes Marciais?
Ms. Luiz Cláudio: Sim, corrida e natação.

ANTKD: Qual a sua filosofia de vida?
Ms. Luiz Cláudio: Minha filosofia segue, principalmente, os ensinamentos do Tae kwon-do, ou seja, os seus princípios filosóficos. Evidentemente sou influenciado assim como todos, pelo meio em que vivo e me cerca, mas procuro sempre usar o bom senso, mesmo que às vezes essa posição venha a contrariar algumas pessoas ou mesmo fazer com que elas não entendam o porquê de minhas atitudes.

ANTKD: O Taekwondo no Brasil é voltado para as competições, principalmente de uns anos para cá quando se tornou Olímpico, O senhor não acha que o lado Marcial está um pouco esquecido?
Ms. Luiz Cláudio: Creio que, de um modo geral, não só no Brasil, mas em todo o ocidente se enfatiza muito o Tae kwon-do competitivo e pouco ou quase nada, o marcial.
Penso que essa tendência vem do comportamento imediatista inerente ao acidental, até porque os alunos têm os primeiros contatos com arte marcial por meio de filmes e jogos de vídeo game, sendo que o que se exalta é justamente a luta, a competição, a vitória, o poder e a plástica pura e simplesmente das técnicas e não a filosofia que o praticante deve seguir para saber como lidar com todo o conhecimento adquirido durante os treinamentos.
A aprendizagem de qualquer arte marcial, proporciona ao praticante o domínio de uma técnica que lhe dá um conhecimento sobre comportamento e fisiologia humana além do comum e que o leigo não possui, o que pode fazer com que o praticante pouco disciplinado pense ser superior aos não praticante, tendo uma falsa sensação de poder, motivo pelo qual torna-se importantíssimo que esse praticante siga uma rígida filosofia para que todo esse conhecimento seja bem administrado e utilizado, pois caso contrário, tudo o que foi aprendido poderá ter conseqüências danosas não só para terceiros, mas principalmente para o próprio praticante.


ANTKD: O que fazer para melhorar isso?
Ms. Luiz Cláudio: Penso que devemos trabalhar com as mentes das crianças que serão futuros professores e que como professores e/ou mestres devemos ser muito rígidos em nossas condutas. Não devemos perder de vista os ensinamentos filosóficos e a disciplina que a arte exige. Em suma, devemos dar o exemplo.

ANTKD: Qual é o beneficio de ser um esportista?
Ms. Luiz Cláudio: Inúmeros são os benefícios, não somente à saúde, como também para a vida de uma maneira geral. O mundo está repleto de facilidades, especialmente nos dias de hoje em que tudo é possível e permitido. Costumo dizer que nem tudo que é permitido, seja legalmente ou moralmente, é bom. É necessário termos discernimento e personalidade forte para não nos deixarmos levar pelas facilidades do prazer fácil e momentâneo e, nesse particular o praticante de qualquer arte ou esporte e que queira evoluir no que faz precisa manter uma atitude de constante crescimento, o que irá influenciar sobremaneira em sua vida particular.

ANTKD: O que o Taekwondo trouxe de benefícios para sua vida?
Ms. Luiz Cláudio: Como mencionei acima, uso a filosofia do Tae kwon-do em minha vida diária, tanto no trabalho de desenvolvo como advogado, como nas relações com amigos e familiares. Não consigo desassociar o Tae kwon-do de tudo que tenho e sou. Chego até ao extremo de afirmar que se eu não tivesse encontrado essa maravilhosa arte, minha vida certamente teria tido outro rumo.
Atualmente tenho um bom padrão de vida e consigo proporcionar à minha família condições dignas, mas nem sempre foi assim. Tive muitas dificuldades e barreiras que precisei ultrapassar e não pude contar com ajuda de familiares, pois também eram pessoas de poucos recursos.  

ANTKD: Quais os valores éticos e morais o Senhor costuma passar para seus alunos?
Ms. Luiz Cláudio: Além de muitos outros valores existentes, o respeito para com tudo e com todos e de forma sincera, a disciplina, bem como a ética que vai muito além da aparente honestidade, são valores os quais acredito que devem fazer parte das personalidades de todos os praticantes de Tae Kwon-do ou de qualquer arte marcial, caso contrário, o praticante se torna apenas e tão somente um lutador sem regras e sem limites.

ANTKD: Sua mensagem aos participantes de Artes Marciais?
Ms. Luiz Cláudio: A prática séria e correta de qualquer arte marcial pode trazer muitos benefícios àqueles que assim agem, porém a prática sem a seriedade necessária poderá trazer malefícios incalculáveis, não só à saúde física, como também e principalmente à mental. Não considerem o treinamento de uma arte marcial como a prática simplesmente de um esporte, pois os efeitos e as influências vão muito além do do-djan.

Breve Currículo do Mestre:
Faixa preta – 5.º DAN em Tae Kwon-do;
Pós graduado em Direito Público lato senso pela Faculdade de Direito de Campos;
Pós graduado lato senso MBA em Direito Ambiental com ênfase em Petróleo, pela Universidade Cândido Mendes;
Advogado atuante em Macaé e Comarcas vizinhas, desde 1993;
Formado em Inglês pelo Centro de Cultura Anglo Americano – C. C. A. A;
Funcionário da empresa Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras, desde 1989.



_______________________________________________________________________________________________


 Prof. Fernando Marvila
Dedicação total ao esporte.



-->
ANTKD: Como foi o seu inicio nas Artes Marciais e quem foi a sua maior influência?
Prof. Fernando Marvila: No inicio dos anos 90 tínhamos um habito de ver os filmes do Bruce Lee, Chuck Noris entre outros e imitá-los, mais sem qualquer técnica, foi nesta época que o prof. Renato Nogueira meu maior incentivador foi para Bom Jesus para ministrar as primeiras aulas de Taekwondo na antiga Academia Leal no centro da cidade, foi nesta época que eu e outros amigos fomos assistir à primeira aula e foi paixão a primeira vista desde de lá não parei mais de treinar já que sempre gostei de praticar esportes.

ANTKD: Como foi seu contato inicial com o Taekwondo?
Prof. Fernando Marvila: Como falei anteriormente sempre gostei de praticar esportes e como tínhamos alguns amigos que já praticavam outras artes marciais como Karate e Judô, é mais não era isso que queríamos mais sim o Kung Fu que era a arte marcial do Bruce Lee mais ai apareceu o Taekwondo em Bom Jesus e como disse foi amor ao primeiro treino.

ANTKD: As Artes Marciais incitam à violência?
Prof. Fernando Marvila: Claro que não! Quando o aluno é bem orientado ele sabe que nunca deve usar suas habilidades e técnicas na rua, principalmente com o próximo, os maus professores é que ensinam os maus alunos, e as conseqüências vêm do mau exemplo que eles tem.

ANTKD: Como você definiria um bom professor?
Prof. Fernando Marvila: Acho que o bom professor é aquele que além de ensinar também podem aprender, pois sabe que deve dar o respeito para ser respeitado, sabe ensinar para aprender e mais do que nunca deve ser humilde para receber dos seus alunos o respeito e o carinho. Como diz a Bíblia Sagrada:
“Nenhum aluno é mais importante do que seu professor. Porém, quando tiver terminado os estudos, o aluno ficará igual ao seu professor.”  Lc. 6:40

ANTKD: Quais os objetivos da organização que você preside?
Prof. Fernando Marvila: Como informado, sou o atual presidente da Associação Nim de Taekwondo e acho que já estamos fazendo a diferença em Macaé com o que diz respeito à organização, pois somos a primeira registrada em cartório desde 2011 e estamos agora buscando parceiros para nossos projetos que visam não só o esporte, mas também inclusão e a vida do aluno, com o pouco de apoio que temos, já estamos fazendo a diferença na vida de muitos alunos do projeto, pessoas qualificadas para isto nós já estamos formando.

ANTKD: Quais são os seus objetivos com o Taekwondo em Macaé?
Prof. Fernando Marvila: Tenho um objetivo de expandir o Taekwondo em nossa cidade e para outros bairros, já temos um projeto na 1ª Igreja Batista do Parque Aeroporto que funciona desde 2011e iniciei em 2012 um novo projeto na cidade de Silva Jardim - RJ que funciona na Comunidade Evangélica de Silva Jardim, tenho planos de levar para a minha cidade Bom Jesus e temos convite para outras cidades vizinhas.

ANTKD: Quais foram as maiores realizações obtidas com a prática do Taekwondo?
Prof. Fernando Marvila: Um das minhas maiores realizações é a criação do “Jesus ao Extremo Taekwondo” este projeto tem feito a diferença no bairro Jardim Aeroporto em Macaé – RJ e nos bairros vizinhos, trás as crianças e os jovens para este convívio com o esporte, e tiram eles da ociosidade e futuramente das proximidades com drogas e outros malefícios para sua vida, além de estar praticando um esporte, que faz bem para todos.

ANTKD: O Taekwondo no Brasil é voltado para as competições, principalmente de uns anos para cá quando se tornou Olímpico você não acha que o lado Marcial está um pouco esquecido?
Prof. Fernando Marvila: Com certeza alguns professores esquecem que uma coisa completa a outra, no inicio do Taekwondo no Brasil os mestres coreanos ensinavam o marcial e complementavam com as técnicas de competição e fazíamos bonito nos eventos, por isso acho importante que se pratique sim o marcial nas academias como complemento para o Taekwondo competitivo, com a tecnologia e as ferramentas de hoje e com os talentos que são preparados e encontrados no nosso país sei que iremos ser ainda uma grande potencia nesse esporte.

ANTKD: Pratica outros esportes além das Artes Marciais? Qual é o beneficio de ser um esportista?
Prof. Fernando Marvila: Hoje me dedico mais as Artes Marciais o Taekwondo em especial, mais sempre pratiquei esporte em minha vida, na minha cidade fui um bom esportista, lá pude fazer e participar dos grandes eventos feitos em Bom Jesus, já pratiquei: Bicicross, Downhill, Skate, Rappel, Escalada, Cannoing em cachoeiras, Treeking, Surf entre outros, é um beneficio para a saúde do corpo e da mente, e onde a concentração e adrenalina devem estar presentes para fazermos bem estes esportes.

ANTKD: O que o Taekwondo trouxe de benefícios para sua vida?
Prof. Fernando Marvila: A saúde e a amizade que tenho feito ao longo destes anos de esportes em minha vida, não só os amigos feitos no Taekwondo hoje, mais todos os outros que fiz ao longo do tempo com os esportes que pratiquei.

ANTKD: Sua mensagem aos participantes de Artes Marciais?
Prof. Fernando Marvila: Quando praticamos o esporte com profissionais sérios, nós por conseqüência seremos atletas sérios, porem quando praticamos com oportunistas teremos ensinamentos que não nos levará muito longe, busque profissionais que além do chutar e socar, possam ensinar algo de bom para sua vida, dentro ou fora da academia, pois o Taekwondo é muito mais do que você pensa, e seguindo os princípios você já será um cidadão diferenciado: Cortesia, Integridade, Perseverança, Auto Controle e Espírito Indomável.

Breve currículo do Professor Fernando Marvila:
  • Faixa Preta 2º Dan – “Graduado a Faixa Preta em 2004”
  • Presidente da Associação Nim de Taekwondo – Macaé – RJ
  • Diretor Técnico da equipe “Jesus ao Extremo Taekwondo” – desde 2006.
Como atleta:
  • Campeão Carioca 2010 – Categoria Máster;
  • Campeão 1ª e 2ª Etapas Circuito Estadual 2007;
  • Campeão da Taça Rio 2005 – Rio de Janeiro – RJ;
  • Campeão da IV Copa Campos dos Goitacazes de Tae Kwon Do;
  • Vice Campeão da Copa Itaperuna de Tae Kwon Do;
  • Vice Campeão da Copa São Fidelis de Tae Kwon Do.

Em Campeonatos como Técnico: Carioca desde 2006/ Open Cidade Maravilhosa 2012/ Festverão Macaé 2006 a 2012/ I Copa Macaé UNNFTKD de Taekwondo 2011/ XIII Copa Thokio – Nim de Tae Kwon Do 2006 a 2012 – Papucaia - RJ/ 41º Brazilian Festival Taekwondo – O BrazilGames – SP/ IX Open Serrano Dedo de Deus 2011 – Teresópolis/ XV Brazil Open Tae Kwon Do 2010 – Santos - SP/ XIV Copa Edmond Tae Kwon Do – Nova Friburgo/ Copa Integração – Tijuca/ 2ª Copa Independência – Cardoso Moreira/ 6º Macaé Open Tae Kwon Do Internacional Champioship / 1ª Copa Independência – Campos dos Goitacazes/ IV Macaé Open 2006.

Responsável Técnico da Equipe “Duplo Impacto”:  Macaé – em 2004 e 2005

II Angra Open / II Open Teresópolis / Festverão Macaé 2005 /VIII Copa Edmond Nova Friburgo/ VI Copa Tae Kwon Do de Papucaia 2004.




Prof. Jamerson França
Superação de vida e muita força de vontade em prol do esporte.

ANTKD: Conte como foi sua trajetória no Taekwondo, o inicio e os motivos que o levaram a treinar?
Prof. Jamerson França: A minha trajetória, eu conheci o professor Tavinho que morava do lado de minha casa e eu conversando com ele que tinha vontade de fazer Taekwondo, e ai ele me convidou para ir até a sua academia, na época eu estudava sem atividade para fazer e quando cheguei lá me empolguei com os colegas fazendo e eu pensei que ele iria fazer outra coisa comigo, como fazer a base em pé e chegando lá ele conseguiu adaptar a base do Taekwondo, durante duas semanas ele conseguiu me colocar para fazer o exame de faixa.

ANTKD: Quais foram as maiores realizações obtidas com a prática do Taekwondo?
Prof. Jamerson França: primeiro chegar à faixa preta, segundo até chegar à faixa preta eu tive que parar para estudar.

ANTKD: Como você definiria um bom professor?
Prof. Jamerson França: Um bom professor tem que ser serio e saber conduzir a aula na maneira correta, sem incitar a violência e ele mesmo ter o auto controle.

ANTKD: Pratica outros esportes além das Artes Marciais?
Prof. Jamerson França: Sim, natação, Jiu Jitsu e dança.

ANTKD: O que o Taekwondo trouxe de benefícios para sua vida?
Prof. Jamerson França: Conhecimento do corpo, auto controle e vencer barreiras, porque eu como portador de uma deficiência física pode fazer a modalidade de joelho já é uma luta que é superada pela vontade de lutar pela vida e superar seu próprio limite.

ANTKD: Qual é o beneficio de ser um esportista?
Prof. Jamerson França: Primeiramente manter a saúde em dia não fazer extravagâncias, como beber, fumar e ir para baladas como muitos fazem por ai.

ANTKD: Em quais aspectos a pratica do Taekwondo lhe auxilia em seu cotidiano?
Prof. Jamerson França: No trabalho e no daí a dia no geral.

ANTKD: As Artes Marciais incitam à violência?
Prof. Jamerson França: Depende de quem ensina!

ANTKD: O que fazer para melhorar isso?
Prof. Jamerson França: Passando pelos novos professores que estão formando, que a pratica da arte fica ali na sala de aula e só praticar no ultimo caso a auto defesa.

ANTKD: Deixe uma mensagem para os amantes do Taekwondo?
Prof. Jamerson França: Ter o conhecimento de ensinar a todos depende de quem seja; e que ele tenha a boa vontade de ensinar a todos.

Breve currículo do Professor Jamerson França:
 Faixa preta 2º Dan em Taekwondo;
Faixa Azul em Jiu Jitsu;
Graduado em Fisioterapia. 



Prof. Roberto Godim
Fazendo História no Taekwondo Macaense.

ANTKD: O que o Taekwondo trouxe de benefícios para sua vida?
Roberto Godim: O Taekwondo me traz benefícios não só físicos, mas em todos os aspectos da minha vida. O autocontrole, a mansidão de espírito, a serenidade nas tomadas de decisões.

ANTKD: Quais os valores éticos e morais você costuma passar para seus alunos?
Roberto Godim: Aos alunos digo que uma vida íntegra baseada nos valores da palavra de Deus é a maior virtude que uma pessoa pode ter.

ANTKD: Como você definiria um bom professor?
Roberto Godim: Um bom professor e aquele que se preocupa principalmente com a formação do caráter dos seus alunos, pois a arte marcial é uma arma que se coloca nas mãos e cabe ao bom professor embutir as regras e formas de uso de maneira responsável e saudável.

ANTKD: Quais são os seus objetivos com o Taekwondo em Macaé?
Roberto Godim: Desenvolver um trabalho voltado a formar atletas completos, conscientes do seu papel, das suas responsabilidades diante da arte que praticam.

ANTKD: Quais foram as maiores realizações obtidas com a prática do Taekwondo?
Roberto Godim: Eu já participei de inúmeras competições estaduais e nacionais conquistando títulos como, o 3º lugar no Brasileiro de 2006, mas minha maior realização foi aqui no projeto “Jesus ao Extremo Taekwondo” onde atuo no quadro de professor e posso dar minha colaboração na formação dos alunos, aqui nosso maior objetivo é desenvolver um trabalho de qualidade guiado pelo mestre maior Jesus Cristo, é isso que tem feito a diferença nas vidas dos nossos alunos, eles têm a consciência que por dependermos unicamente dele é que estamos nos destacando hoje em todo estado como a melhor equipe Macaense de Taekwondo.

ANTKD: O Taekwondo no Brasil é voltado para as competições, principalmente de uns anos para cá quando se tornou Olímpico, você não acha que o lado Marcial está um pouco esquecido?
Roberto Godim: Sim

ANTKD: O que fazer para melhorar isso?
Roberto Godim: Acho que estão priorizando técnicas de competição, mas se esquecem que o marcial é que nos dá base para aperfeiçoar as técnicas de competição, por isso aqui no projeto “Jesus ao Extremo Taekwondo” está resgatando e priorizando o marcial e o resultado disso são nossos atletas que se destacam nas competições estaduais, nacionais e até internacionais.

ANTKD: Deixe uma mensagem para os amantes do Taekwondo?
Roberto Godim: Aos amantes do Taekwondo, a única mensagem que deixo é... Resgatem o verdadeiro sentido da arte, se dedicar ao Taekwondo é se dedicar ao marcial, que é a base para todas as conquistas, inclusive a de ser um atleta completo
Breve currículo do Professor
Roberto Godim: Em mais de 30 anos de Taekwondo tenho um currículo extenso que seria difícil colocar aqui, mas a conquista que me dá muito orgulho e ter chegado ao pódio do Brasileiro.



Gláucia Godim
A Força Feminina do Taekwondo Macaense.

ANTKD: Conte como foi que começou sua trajetória, as maiores realizações obtidas, e os motivos que a levaram a treinar Taekwondo?

Gláucia Godim: Em 1990 conheci o Professor Roberto Godim que já praticava Taekwondo há vários anos, eu sempre assistia os treinos até que um dia, o professor me convenceu a treinar também. Em fevereiro de 1991 eu comecei a treinar sem intenção de ser uma atleta de competição (até levar minha primeira “surra”) rsrsrs. Acho que o orgulho falou mais alto nessa hora e comecei a levar mais a sério, participei de varias competições estaduais nas quais me destaquei chegando a ser considerada pelo mestre Son Mung Choi a melhor atleta de Taekwondo Macaense na época, mas a minha primeira conquista a nível nacional foi em 2006, quando participei do meu primeiro Campeonato Brasileiro o qual conquistei o 3º lugar no pódio, daí em diante todo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil lá estava eu no pódio, muitas vezes em primeiro lugar. Até que em 2011 várias lesões na coluna me tiraram das competições, hoje me sinto orgulhosa em ver meus filhos Ygor e Yuri Godim se destacando nas competições e levando o nome de Macaé aos pódios nacionais.

ANTKD: Como você observa o atual desenvolvimento do Taekwondo e como você definiria um bom professor? E as Artes Marciais incitam à violência?

Gláucia Godim: Nos últimos anos a maioria dos professores colocou de lado a parte marcial do Taekwondo visando bons resultados nas competições de ponta, mas o trabalho dos professores do “Jesus ao Extremo Taekwondo”, que visa resgatar a parte marcial do esporte em prol de melhora nas habilidades técnicas dos atletas de alto rendimento nos mostra, através dos resultados, que este é o melhor caminho. Os bons professores formam atletas completos e não apenas competidores sem técnicas e sem conhecimento da verdadeira arte, pois o contrario sim, seria excitar a violência e não o esporte de maneira saudável.

ANTKD: O que fazer para melhorar isso?

Gláucia Godim: O Taekwondo, quando aplicado de maneira correta com um trabalho consciente nos traz disciplina, mansidão de espírito e autocontrole.

ANTKD: Deixe uma mensagem para os amantes do Taekwondo?
Gláucia Godim: Se você não conhece, mas deseja saber mais sobre essa arte (Taekwondo), venha nos fazer uma visita no projeto “Jesus ao Extremo Taekwondo”. Faça uma aula sem compromisso, será um prazer recebê-lo.

Breve currículo da Professora Gláucia Godim:
Várias vezes consecutiva Campeã Estadual, Campeã Brasileira, Campeã da Copa do Brasil, Campeã do Open Brazil Championship em Londrina – PR, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário