quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Retrospectiva “Jesus ao Extremo Taekwondo” 2012 – Janeiro a Junho.




















Retrospectiva “Jesus ao Extremo Taekwondo” 2012 – Janeiro a Junho.

     O ano de 2012 começou com o Exame de Faixa que aconteceu no dia 21 de Janeiro na I.B.J.A (esse exame seria realizado em dezembro de 2011, mas precisou ser adiado), foi o 10º Exame de Faixa e comemoramos o 7º ano do “Jesus ao Extremo Taekwondo” na Igreja, tivemos além dos alunos do projeto o atleta Roniery O. Flores fazendo seu exame para Faixa Preta alem do Professor Fernando Marvila que fez exame para 2º Dan e o Mestre Luis Cláudio Coelho que foi avaliado pelo nosso Mestre Jacy Castilho (o Zico) 6º Dan e agora nosso Mestre Luis Claudio é 5º Dan. Os alunos e professores foram muito elogiados e parabenizados pelo Mestre Zico pelo seu esforço. Após o exame foi feita a entrega de Faixa Preta ao atleta Roniery O. Flores em uma cerimônia com a presença de amigos e familiares, além dos demais atletas e visitantes. Com a conquista da tão sonhada Faixa Preta nosso atleta começou a preparar-se para os Campeonatos que viriam e somariam pontos no Ranking Nacional.
     No inicio de março tivemos a 1ª reunião com os pais dos alunos para apresentarmos o que seria feito em 2012, e os mesmos puderam falar sobre seus filhos, foi muito bom este contato com os pais. No dia 10 de março aconteceu na praia dos Cavaleiros o FestVerão Macaé 2012, 4 atletas representaram nosso projeto, os atletas Victor Garuba 8º Gub e Vitor Alessandro 8º Gub fizeram uma luta entre si onde Vitor Alessandro venceu pelo placar de 7x1 e conquistou a 1ª medalha do ano, depois foi a vez de Marlon Almeida 8º Gub vencer seu oponente no Gold Point, depois de 3x3 no placar, o ultimo atleta do projeto a competir foi Christian Marvila que venceu com um lindo nocaute técnico no 2º round após estar vencendo pelo placar de 7x1. Parabéns a todos os atletas,
 no dia 13 ganhamos um novo espaço e subimos para o 2º andar do anexo da Igreja uma sala exclusiva do Taekwondo, e no final de março fomos ao Rio de Janeiro para o Open Cidade Maravilhosa e a primeira etapa do Ranking Nacional, onde Roniery Flores conquistou o 2º lugar e somou seus primeiros 6 pontos no Ranking.
     No mês de Abril foi o inicio do projeto “Impacto ao Extremo” em Silva Jardim – RJ, um desafio para o Professor Fernando Marvila (2ºDan) juntamente com Roniery O. Flores (1ºDan), no dia 15 começaram as etapas do Campeonato Estadual 2012 em Campos dos Goytacazes – RJ foi a 1º e tivemos a presença de 6 atletas e foram 6 ouros para nossa equipe com: Ygor Godim (Juvenil); Roniery Flores (juvenil); Yuri Godim (Infantil); Rhayanne Flores (Infantil); Luciana Borba (Juvenil) e Marlon Almeida (Juvenil), foi o melhor resultado em Campeonatos Estaduais dos últimos anos, no dia 21 de Abril Roniery O. Flores partiu para o Campeonato Brasileiro Interclubes em Manaus – AM e 2ª etapa do Ranking Nacional e nosso atleta fez bonito ficando com o bronze e somando mais alguns pontos no Ranking Nacional.
     Já em Maio aconteceu a 2ª etapa do Campeonato Estadual em São Gonçalo – RJ e mais uma vez estivemos presentes com 8 atletas e excelentes resultados, foram 6 ouros com: Roniery Flores (Juvenil); Yuri Godim (Infantil); Luciana Borba (Juvenil); Leonardo Tavares (Juvenil); Thais Batista (Juvenil) e Gabriel Batista (Infantil) e as pratas de Ygor Godim (Juvenil) e Rhayanne Flores (Infantil).
     No inicio de Junho fomos a Mangaratiba no Sul do estado do Rio de Janeiro para a 3ª etapa do Campeonato Estadual e desta vez foram 5 atletas e foram 4 ouros e 1 prata, ouro com: Roniery Flores (Juvenil); Yuri Godim (Infantil); Rhayanne Flores (Infantil) e Leonardo Tavares (Juvenil) e a prata de Ygor Godim (Juvenil), com os resultados estávamos com 3 atletas já classificados para o Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil que aconteceria em Goiânia – GO, no dia 9 e 10 fomos ao Porto Alegre Open - RS no Sul do país para a 3ª etapa do Ranking Nacional e Roniery Flores ficou com o 4º lugar em luta que terminou empatada e os árbitros escolheram o atleta mineiro como vencedor, mas nosso atleta somou mais alguns pontos preciosos, no final de Junho a 4ª etapa do Campeonato Estadual que serviu de base para a formação da equipe Carioca para o Campeonato Brasileiro e foi o desafio final para nosso atleta Ygor Godim (Juvenil) que dependia do resultado para se classificar, era vencer ou vencer e Ygor Godim fez bonito vencendo o atleta do Rio de Janeiro e garantindo sua vaga para o Campeonato Brasileiro, Yuri Godim, Roniery e Rhayanne Flores já foram para esta etapa classificados e somaram mais pontos no Campeonato Estadual 2012, alem destes 4 ouros tivemos 3 pratas com os atletas Leonardo Tavares (Juvenil), Thais Batista (Juvenil) e Gabriel Batista (Infantil), após as 4 primeiras etapas tivemos classificados para o Campeonato Brasileiro 2012 os atletas: Ygor Godim (Juvenil); Roniery Flores (Juvenil); Yuri Godim (Infantil) e Rhayanne Flores (Infantil). 100% dos atletas inscritos no Ranking Estadual 2012 classificados, nosso projeto “Jesus ao Extremo Taekwondo” sendo representado por 4 atletas no Campeonato Brasileiro 2012 em Goiânia – GO um feito inédito, além dos 4 tivemos também a atleta Thais Batista (juvenil) e Luciana Borba (Juvenil) todos Campeões Estaduais 2012.
Por: Fernando Marvila
   

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Atleta do "Jesus ao Extremo Taekwondo" Roniery Flores é Campeão Estadual 2012 e soma mais 3 pontos no ranking nacional.



Atleta Roniery Flores é Campeão Estadual 2012 e soma mais 3 pontos no ranking nacional

     Aconteceu no dia 11 de novembro a Seletiva para Copa do Brasil e Campeonato Estadual 2012, no CSMFD (Ginásio Desportivo da Escola de
Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), dentro do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) em Sulacap, e o nosso atleta Roniery O. Flores esteve presente e foi campeão Estadual 2012 e somou mais 3 pontos nesta seletiva que vale pontos no ranking nacional e praticamente o garante na seletiva fechada para a formação da Seleção Brasileira Juvenil 2013, Roniery que se inspira em outros atletas do interior do estado como Douglas Marcelino da Seleção principal, busca sua vaga na Seleção Juvenil de 2013, tem seus treinamentos diários no “Jesus ao Extremo Taekwondo” projeto em que treina em Macaé e treina muito afirma seu técnico Fernando Marvila que junto com os professores e Mestre do projeto treinam forte com o atleta, Roniery  já desponta como uma promessa do Taekwondo do interior do estado do Rio de Janeiro e sonha com a Seleção Juvenil em 2013, muitos atletas da Seleção Brasileira Militar como Raphaella Galacho e Douglas Marcelino entre outros estiveram no evento e prestigiaram muito mais uma seletiva para a Copa do Brasil e Campeonato Estadual, Roniery que agora está classificado intensifica seus treinos visando a 22ª. COPA DO BRASIL DE TAEKWONDO Adulto (XXII)- Juvenil (IX) – Master (IX) - Sub-21(II) 2012 que é a ultima etapa do ranking nacional e acontece nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de Dezembro em Maringá no Paraná, o presidente da FEFTRJ parabenizou nosso atleta e garantiu total apoio a ele para a seletiva fechada que acontece no inicio de 2013, parabéns ao nosso atleta Roniery Flores.
Por: Fernando Marvila.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

“Jesus ao Extremo Taekwondo” tem Quatro atletas na Seleção Carioca para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo.








Após às 4 etapas do Campeonato Estadual de Taekwondo os atletas do “Jesus ao Extremo Taekwondo” fazem bonito, os irmãos Ygor Godim na categoria juvenil até 63 kg e Yuri Godim na categoria infantil até 48kg,  Roniery Flores na categoria juvenil até 48kg e Rhayanne Flores na categoria infantil até 45kg estão classificados para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo em Goiânia – GO. Roniery;Yuri e Rhayanne já estavam classificados antes da ultima etapa e abriram mão desta 4ª etapa para se recuperarem e treinarem mais para o Brasileiro, mais Ygor Godim ainda tinha mais um desafio com o atleta Renato da Academia Atac no Rio de Janeiro no sábado dia 23. Ygor não tomou conhecimento do mesmo e o venceu com muita garra sua luta pelo placar de 13x5 e com o resultado ficou com a vaga para o Campeonato Brasileiro que até então era do outro atleta, brilhante os atletas do “Jesus ao Extremo Taekwondo” que agora vão representar Macaé e o Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro de Taekwondo em Goiânia  nos próximos dias 08 e 09 de Julho, parabéns aos atletas e seus professores Fernando Marvila, Roberto Godim e ao Ms. Luis Cláudio Coelho que não mediram esforços para levar os atletas a todas as 4 etapas do estadual e assim nossos atletas buscarem estas tão sonhadas vagas, agora até o dia do evento é muito treino afirma os professores. Além dos atletas classificados tivemos no domingo dia 24 mais 3 atletas que conquistaram a medalha de prata nesta 4ª etapa foram eles: Leonardo Tavares juvenil até 59kg, Thais Silva juvenil até 55kg e Gabriel Silva infantil acima de 52 kg que estiveram lá na Vila Olímpica de Deodoro representando muito bem o “Jesus ao Extremo Taekwondo”. Por Fernando Marvila.

sábado, 19 de maio de 2012

Dicas de Saúde



ABC do TKD – 10 Alimentos Chaves na Dieta de Atletas:

Todas as pessoas ativas devem ser adeptas à reeducação alimentar. Dentro dela, deverão estar incluídos alguns alimentos-chave, que são alimentos que têm que estar presentes diariamente na dieta, oferecendo assim, diversos benefícios observados na prática. São eles:

1- Leite e iogurte desnatados: Eles são ricos em: água, cálcio, proteínas de alta qualidade, vitamina A e D, fósforo, etc. Utilize pelo menos um copo grande de leite ou iogurte pela manhã e outro à tarde e/ou noite. Acrescente também em seus lanches intermediários queijos brancos e requeijão. Lembrando: infelizmente, a gordura do leite é a ruim (saturada), então troque os laticínios pelas versões desnatados/light.

2- Banana: A banana é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio. É ótima opção para um lanche rápido, pois é rica em energia, apesar de não ser muito calórica. Ficará mais rica ainda se misturada com algum cereal (aveia, granola, linhaça) e mel! Ótimo lanche pré-treino!

3- Peixes: Carne branca, leve e de fácil digestão. Sua gordura é boa (raridade entre os alimentos de origem animal!) e necessária ao organismo. A proteína do peixe é facilmente digerida e utilizada. Se você não consegue consumir porções de peixe pelo menos 3x/semana, faça uma suplementação com cápsulas de ômega 3 (óleo de peixe) – 2x/dia.

4- Aveia: Carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para virar glicose no sangue e evita acúmulo de gordura. Rica em energia, fibras, vitaminas e minerais, a aveia consegue enriquecer qualquer preparação e torná-la mais saudável como bolos, panquecas, omeletes, sopas, etc. Utilize no pré-treino ou antes de dormir para que a energia seja mais prolongada.

5- Azeite de oliva: Rico em gorduras monoinsaturadas, aquelas consideradas boas e que não se acumulam como gordura localizada e/ou nas artérias. As gorduras monoinsaturadas fornecem energia, produzem hormônios e dificilmente farão a pessoa engordar. Também possui vitamina E, um antioxidante poderoso para quem faz atividade, evitando que as células sejam danificadas. Consuma todos os dias na salada do almoço e jantar. Você também pode utilizá-lo sobre o pão ou torradas, na hora do lanche.

6- Peito de frango: Fonte de proteína bem magra, com alta % de proteína por porção, fácil digestão, rápida absorção, 0% gordura, 0% carboidrato e baixo sódio. O ideal é consumir peito de frango grelhado, ou ao molho de tomate, porém nunca frito, à parmegiana, à milanesa, etc., pois são preparações que “engordam” muito o alimento.

7- Oleaginosas: As gorduras das oleaginosas são boas e raramente se acumulam como gordura localizada, desde que você consuma 1 palma de mão em forma de concha ao dia. Aproveite para consumi-las nos lanches pré-treino, antes do dormir ou quando bater aquela vontade de comer salgadinhos, lanches ou biscoitos cream-cracker, água e sal, etc. Faça um mix com: amendoim, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, avelã e pistache.

8- Batata doce: A batata doce é um alimento rico em fibras e, portanto, sua liberação de energia no sangue é mais lenta do que os outros tipos de batata, por isso é tão usada no meio esportivo. Ela é uma boa estratégia para quem necessita aumentar carboidratos em seus cardápios e não quer ganhar gordura abdominal. Ela também é rica em vitamina A. Consuma-a no pré-treino e/ou antes de dormir.

9- Chá verde: Pode ser consumido na forma de infusão mesmo ou em cápsulas. O chá verde além de conter boas doses de cafeína é um potente antioxidante. Então temos dois benefícios: melhora a concentração e dá mais energia durante os treinos (cafeína) e melhora recuperação, evitando depressão do sistema imunológico e danificação de células (antioxidantes). Consuma-o diariamente: 5 xícaras de chá ou 2 cápsulas de 250mg cada.

10- Ovos: Já caiu por terra o mito de que os ovos fazem mal à saúde, que engordam, aumentam o colesterol, etc. Realmente a gema possui uma quantidade significativa de colesterol, porém, o que aumenta o nosso colesterol é a gordura saturada e o ovo não possui muito desse tipo. Sem contar que a clara é 0% gordura e rica em albumina. A albumina é uma das melhores proteínas da natureza! A gema também possui muitos nutrientes, inclusive ferro e biotina! Então, use omeletes, ovos cozidos e mexidos, principalmente à noite, afinal, a albumina é digerida e libera aminoácidos no sangue de forma lenta, ótima no horário em que estamos dormindo.

Autora: Giovana Guido
Nutricionista
CRN3 21630

Extraído:
http://taekwondonews.com.br/index.php?mostrar=noticiacompleta&id=23be5feeac

terça-feira, 1 de maio de 2012

Apostilas - 10º Gub à 1º Gub


Apostilas: 
Faixas: Branca à Ponta Preta
(1.ª PARTE)

Representantes do projeto:
Fernando Marvila
Luiz Claudio Coelho
Roberto Godim

Mestres e Professores:
Jacy Castilho (Zico) – 7º DAN
Luiz Claudio Coelho – 5º DAN
Fernando Marvila – 3ºDAN
Roberto Godim – 3ºDAN
Jamerson França – 3º DAN
Eanes Araújo - 2ºDAN
Ygor Godim – 2ºDAN
Gláucia Godim - 1ºDAN
Roniery Flores – 1º DAN
Yuri Godim - 1ºDan
Rhayannne Flores - 1ºDAN

Definição e objetivo de Tae kwon-do
Arte marcial que surgiu em Seoul, na Coréia do Sul e usa os pés e as mãos como forma de ataque e defesa. Tem por objetivo o desenvolvimento físico e mental de seus praticantes. Busca aprimorar o caráter por meio da disciplina, da perseverança e do respeito.

Além de arte marcial o Tae kwon-do é também uma modalidade de esporte olímpico com várias categorias, tanto no masculino como no feminino.

A entidade responsável pelo regramento do Tae kwon-do em todo o Brasil é a Confederação Brasileira de Tae kwon-do, sediada na cidade do Rio de Janeiro, e a responsável pela promoção e organização de campeonatos oficiais no Estado é a Federação de Tae kwon-do do Estado do Rio de Janeiro, sendo que todos os professores e mestres devem ser registrados em ambas as entidades.

O que é Kukiwon?
É a sede mundial do Tae kwon-do, reconhecida pelo governo coreano.

Quem criou o Tae kwon-do atual?
Ex General coreano Choi Hong Hi.

Quem trouxe o Tae kwon-do para o Brasil?
Grão mestre Sang Min Cho, em São Paulo, Academia Liberdade.

Quem trouxe o Tae kwon-do para o Estado do Rio?
Grão mestre Woo Jae Lee.

PRINCÍPIOS DO TAE KWON-DO

Cortesia – é a combinação de modéstia, delicadeza e humanismo;
Integridade – é o senso de justiça e responsabilidade;
Perseverança – é a força de vontade. É NÃO DESISTIR DE UM OBJETIVO
Auto-controle – é a disciplina aliada à paciência;
Espírito indomável – é a coragem e decisão em todas as circunstâncias.

JURAMENTO DO TAE KWON-DO
(PROMETO) 
1 – Observar as regras do tae kwon-do;
2 – Respeitar o instrutor e meus superiores;
3 – Nunca fazer mau uso do tae kwon-do;
4 – Construir um mundo mais pacífico;
5 – ser campeão da liberdade e justiça.

TRATAMENTO

- Grão mestre – kwan-jam-nim (7.º ao 9.º DAN)
- Mestre – sa-bom-nim (4.º ao 6.º DAN)
- Professores – kio-sa-nim (1.º ao 3.º DAN)

No Tae kwon-do, como em toda arte marcial oriental, muita atenção é dada à educação, ao comportamento e, principalmente, ao RESPEITO. Daí a importância que tem o modo de cumprimentar colegas e professores.

O comportamento do praticante deve ser sempre respeitoso, devendo essa atitude ser estendida além da relação com os colegas e professores, sendo usada em sua vida de um modo geral, inclusive em relação aos objetos e dependências do local onde as aulas são realizadas.

Benefícios do taekwondo 
- Disciplina
- Respeito
- humildade
- auto estima
- autoconfiança
- saber lidar com derrota e vitória
- desenvolve o raciocínio.

SAUDAÇÕES

São realizadas ao iniciar-se a aula:
- saudação às bandeiras (kuki e terraio, kian-lhe)– se faz em posição de sentido levando a mão direita ao peito esquerdo e o olhar para as bandeiras brasileira e coreana.
- aos instrutores – se faz inclinando o corpo na posição de sentido. O mestre e professores inclinam-se pouco menos de 45º, e os menos graduados mais de 45º.

ORDENS DE COMANDO

Tchirgui – socando
Andja – sentar
Tchariot - sentido
Kian-lhe - saudação
Murup-kuro – ajoelhar
Jumbi – preparar
Kuman – cessar
Shio – descansar
Paro – retornar a posição de sentido
Shi-djak – começar
Retchio – à vontade
Tiro tora – dar meia volta
Kuki e terraio, kian-lhe – saudação às bandeira
Bal ba cuo – trocar de pé
Ilo so – levantar
Bande – braço de ataque ou defesa é o mesmo da perna que esta a frente.
Baro – braço de ataque ou defesa é o oposto da perna que esta a frente.

NÚMEROS

1 - Hana                   6 – Io-sat
2 - Tulh                   7 – Il-gob
3 - Set                   8 – Io-dol
4 - Net                    9 – Ah-hob
5 - Tasat                    10 - Iol                  
20 - Sumul
30 - So run
40 - Ma Rhum
50 - Shi Rhum
60 - Ie Sum
70 - Irrum
80 - Io Dun


PARTES DO CORPO

Jumok – punho fechado
Dung jumok – costas da mão fechada
Me jumok – faca da mão com o punho fechado, usado em forma de martelo
Sonnal – faca da mão
Dung sonnal – faca interna da mão aberta
Son dung – toda área das costas da mão aberta
Pion sonkut – ponta dos dedos usados para golpe de penetração
Goui sonkut – ponta do dedo indicador e do médio
Ran sonkut – ponta do dedo indicador
Batanson – palma da mão
Aguison – bordo interno da faca da mão em forma de arco
Palkub – cotovelo
Palmok – antebraço
Ap tchuk – ponta do pé com os dedos levantados
Bal kut – ponta dos dedos do pé
Bal dung – peito do pé
Bal nal – faca externa do pé
Bal nal dung – faca interna do pé
Bal ba dak – sola do pé
Tui tchuk – parte inferior do calcanhar na sola do pé
Tuit kumtchi – parte de trás do calcanhar próximo ao tendão de aquiles
Murup – joelho
Jogany - canela

DEFINIÇÕES

DO BOK – uniforme
TI – faixa
DO-DJAN – sala de treino

SAGUI – (Bases)
São as posições fundamentais do tae kwon-do. Servem para disciplinar o corpo e treinar movimentações precisas de ataque e defesa.

KI-RAB – é o grito. Deve ser dado com concentração de energia que vem da força localizada no ventre.

KIBON DONJAK (Técnica de treino)
Visa manter a forma, o equilíbrio e as posições corretas de ataque e defesa.

MAKI (Defesa)
Usam-se os braços, as mãos, as pernas, os cotovelos, os pés e esquivas.

KUM KIOK (Ataque de mão)
São usados mãos, braços e cotovelos.

BAL KI SULL (Técnicas de pés)
São usados pés, pernas, joelhos. Usa-se parado andando ou saltando.

NATCHO KIORUGUI (Luta combinada)
Sebom kiorugui – três ataques (1 ao 25)
Dubom kiorugui – dois ataques (1 ao 16)
Anjoa kiorugui – um ataque de joelhos (1 ao 13)
Os objetivos são o treinamento de ataque e defesa, velocidade e reflexo.

POOM-SE (Sequência de movimentos)
São movimentos contínuos de ataque e defesa contra um adversário imaginário. Os objetivos são: concentração, posições corretas, reflexos, equilíbrio e treinamento de coordenação. São a base do Tae kwon-do.

Antes dos treinos propriamente ditos, é desenvolvida ginástica que deve ser feita de forma correta e orientada, visando aumentar o condicionamento físico e a elasticidade corporal, que são condições fundamentais para a prática do Tae Kwon-do.
.
SIGNIFICADOS DAS FAIXAS

BRANCA - 10ºGub/9ºGub "A pureza e a inocência" - a semente • Representa o início do aprendizado do Taekwon-do, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como, disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e autocontrole.

AMARELA - 8ºGub/7ºGub "A riqueza" - a terra •Representa o início da adaptação do aluno no Taekwon-do, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e muitos são tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.

VERDE - 6ºGub/5ºGub "O crescimento" - a planta • Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwon-do. É uma etapa de amplo crescimento de seu conhecimento.

AZUL - 4ºGub/3ºGub "A liberdade" - o céu • Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.

VERMELHA - 2ºGub/1ºGub "Alerta" - o sol • Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos em sua academia. Seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência de suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que, como, quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.

PRETA - 1ºDan/10ºDan "Sabedoria e conhecimento" - o universo • É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes.
10º GUB – faixa brancaFAIXA BRANCA
(Pureza/Semente)

PARTES DO CORPO
Olgul – parte do corpo acima da cravícula;
Monton – parte do corpo entre a cravícula e a cintura;
Are – parte do corpo abaixo da faixa.

SAGUI (Bases)
Moa sagui – pernas esticadas, pés juntos, peso do corpo distribuído igualmente;
Narani sagui – pés paralelos, abertura lateral de um pé, pernas esticadas, peso do corpo distribuído igualmente, base de preparação;
Jutchum sagui – pés paralelos, abertura lateral de dois pés, pernas flexionadas, distribuição igual do peso.
Ap kubi – abertura da base de um passo e meio, perna da frente flexionada, perna de trás esticada, ponta do pé de trás para fora 30º.

MAKI (Defesa)
Are maki – defesa em baixo
Ap kubi are maki – na base ap kubi defender em baixo com a mão fechada.
Ap kubi olgul maki – defesa do rosto de baixo para cima com a mão fechada

KON KIOK (Ataque de mão)
Soco – a trajetória do soco inicia-se acima da faixa junto à terceira costela. O punho fica reto até atingir o alvo. A parte que toca são os ossos do dedo indicador e do médio. A trajetória é em linha reta.

Moa monton tchirgui – na base moa sagüi atacar com soco na altura do peito.
Narani monton tchirgui – na base narani sagüi atacar com soco na altura do peito.
Jutchunso monton tchirgui – na base jutchum desferir soco na altura do peito.
Ap kubi moton bande tchirgui – soco na altura do peito. A mão que ataca é a do mesmo lado da perna que avança.
Ap kubi moton baro tchirgui – soco na altura do peito. A mão que ataca é o contrario do lado da perna que avança.

BAL KI SUL (Técnica de pé)
Ap tcha oligui – na base ap kubi levantar a perna esticada com a sola do pé para frente.

Ap tchagui – chute frontal, flexionando a perna e elevando o joelho até que o pé esteja na altura do joelho de apoio.
Ban dall tchagui – chute em semicírculo em 45º.
Dolho tchagui – chute circular desferido elevando-se a perna ao nível do quadril e chutando em semicírculo.
Yop tchagui – chute lateral com a faca do pé.
An tchagui – movimento circular com as pernas de fora para dentro.
Pakat tchagui – movimento circular com as pernas de dentro para fora.
Nerio tchagui – ataque frontal de cima para baixo com os pés.

POOM-SE:
- Saju Tchirgui (socando nas quatro direções)
- Saju Ap Tchagui (chutando nas quatro direções)

8º GUB – FAIXA AMARELA
(Riqueza)

MAKI (Defesa)
Ap sagui – abertura da base como se estivesse caminhando, pernas esticadas, distribuição igual do peso, ponta do pé de trás para fora 30º, no máximo.
Ap sagui are maki – na base ap sagüi defender em baixo com a mão fechada.
Ap sagui olgul maki – defesa do rosto de baixo para cima com a mão fechada
Monton maki – defesa com o antebraço, de fora para dentro.
Ap sagui monton maki – defesa do peito de fora para dentro
Ap sagui monton an maki – defesa do peito de fora para dentro (a mão que defende é oposta a da perna que avança)
Ap kubi monton maki – defesa do peito de fora para dentro
Ap kubi monton an maki – defesa o peito de fora para dentro (a mão que defende é oposta a da perna que avança)

KON KIOK  (Ataque de mão)
Ap sagui monton baro tchirgui – soco na altura do peito, sendo com a mão oposta a do pé que avança.

Ap sagui monton bande tchirgui – soco na altura do peito. A mão que ataca é a do mesmo lado da perna que avança.

POOM-SE – Tae Guk Il Jang

NATCHO KIORUGUI (Luta combinada)
Sebom kyorugui – três ataques (1 ao 15)

6º GUB – FAIXA VERDE
(Crescimento)

KIBON DONJAK
- ap kubi pion sonkut seo tchirgui
- ap kubi pion sonkut opo tchirgui
- ap kubi an palmok monton maki
- ap kubi an palmok monton pakat maki
- ap kubi monton dubon tchirgui
- ap sagui sonnal mok tchirgui
- tuit kubi ran sonnal monton yop maki
- tuit kubi sonnal monton yop maki

POOM-SE – Tae Guk Sam Jang (20 movimentos)

NATCHO KIORUGUI (Luta combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 04)

Partes do corpo (ataque e defesa)
Pontos vulneráveis


5º GUB – FAIXA VERDE PONTA AZUL

KIBON DONJAK
- ap kubi sonnal mok tchigui
- ap kubi jepibum mok tchigui (defesa em cima simultânea com ataque (sonnal) no queixo
- tuit kubi montom pakat maki
- tuit kubi montom an maki

POOM-SE – Tae Guk Sa Jang (27 movimentos)

NATCHO KIORUGUI (Luta combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 08)

Partes do corpo (ataque e defesa)
Pontos vulneráveis

4º GUB – FAIXA AZUL
(Liberdade)

KIBON DONJAK
- orun sagui me jumok nerio tchigui
- uen sagui me jumok nerio tchigui
- ap kubi monton pakat maki
- ap kubi olgul pakat maki
- ap kubi dung jumok olgul ap tchigui
- ap kubi palkub dolho tchigui
- ap kubi palkub olio tchigui
- ap kubi palkub fiojok tchigui
- koa sagui dung jumok ap tchigui

POOM-SE – Tae Guk O Jang (20 movimentos)

NATCHO KIORUGUI (Luta combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 12)

Partes do corpo (ataque e defesa)
Pontos vulneráveis
3º GUB – FAIXA AZUL PONTA VERMELHA

KIBON DONJAK
- ap kubi ran sonnal monton bitro maki
- ap kubi olgul pakat maki
- ap kubi an palmok godro monton maki
- ap kubi batansom montom ap maki
- tuit kubi olgul pakat maki

POOM-SE – Tae Guk Iuk Jang (19 movimentos)

NATCHO KIORUGUI (Luta combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 16)

CONHECIMENTOS TEÓRICOS
Partes do corpo (ataque e defesa)
Pontos vulneráveis

2º GUB – FAIXA VERMELHA
(Alerta)


KIBON DONJAK
- ap sagui dung jumok olgul yop tchigui
- ap kubi dung jumok pakat tchigui
- ap kubi sonnal otkoro are maki
- ap kubi sonnal otkoro olgul maki
- ap kubi bande kaui maki
- ap kubi pakat palmok monton retchio maki
- ap kubi otkoro are maki
- ap kubi otkoro olgul maki
- koa sagui dung jumok monton jetchio tchigui
- bon sagui batanson monton maki
- bon sagui batanson monton an maki
- bon sagui batason godro monton an maki
- bon sagui dung jumok olgul ap tchigui
- juntchum sagui monton yop tchigui
- jutchum sagui han sonnall monton yop maki
- tuit kubi sonnal are maki
- tuit kubi monton yop tchigui
- moa sagui dung jumok
- murub tchigui
- narani sagui are retchio maki
- jutchum sagui palkub fiojok tchigui

POOM-SE – Tae Guk Tchil Jang (25 movimentos)

NATCHO KIORUGUI (Luta combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 16)
An Joa Kyorugui – (1 ao 04)

CONHECIMENTOS TEÓRICOS
Partes do corpo (ataque e defesa)
Pontos vulneráveis
Quebramento com pés e mãos


KIBON DONJAK
- ap kubi dang kio tok tchigui
- ap kubi ue santul maki
- bon sagui sonnal monton maki
- du bal dan song ap tchigui
- tuit kubi monton godro pakat maki
- tuit kubi an palmok godro are maki

POOM-SE – Tae Guk Pal Jang (27 movimentos)

MATCHO KYORUGUI (Luta combinada)
Sebom kyorugui – (1 ao 25)
Dubom kyorugui – (1 ao 16)
An Joa Kyorugui – (1 ao 09)


CONHECIMENTOS TEÓRICOS
Partes do corpo (ataque e defesa)
Pontos vulneráveis
Quebramento com pés e mãos.